7 Museus de Roma que merecem uma visita

Museus em roma

Se tem uma frase que vemos e ouvimos com frequência é que Roma é um museu a céu aberto. Mas além dos monumentos, os museus de Roma também merecem uma visita, uma vez que neles se encontram algumas das maiores obras de arte do mundo. Além disso, visitar um museu enriquece sua viagem e deixará lembranças inesquecíveis.

Quando pensamos em museus em Roma, logo nos vêm em mente os Museus Vaticanos. Eles são incríveis, é claro, mas há muitos outros para visitar.  Enfim, essa não é uma lista de todos os museus de Roma, mas de 7 lugares que valem uma visita.

 

7 museus de Roma para você conhecer

  1. Galleria Borghese
  2. Museus Capitolinos
  3. Galleria Doria Pamphilj
  4. Museu Nacional Romano
  5. Galleria Colonna
  6. Museu Nacional Etrusco
  7. Palazzo Barberini

Galleria Borghese

Museus de Roma: Galeria Borghese

Sem dúvida, a Galleria Borghese é um dos museus de Roma mais conhecidos. Ele contém uma das maiores coleções de arte privadas do mundo, que pertencia ao Cardeal Scipione Borghese. Em suma, a coleção da galeria ocupa vinte salas e é composta por antiguidades, esculturas e muitas pinturas. Por exemplo, lá você encontrará várias obras conhecidas, principalmente do Renascimento, como as esculturas “Apolo e Dafne, de Bernini e pinturas de Caravaggio, Rubens, Leonardo da Vinci e Rafael.

Importante: Você gostaria de visitar a galeria? Então será necessário reservar os ingressos online. Apenas 360 visitantes são permitidos em cada faixa horária, e os ingressos da Galleria Borghese geralmente são vendidos com dias de antecedência. Além disso, para poder apreciar a coleção da melhor forma, você poderá contar com o nosso Tour na Galleria Borghese. Ele é privativo e em português!

Museus Capitolinos

museus capitolinos

A fundação dos Museus Capitolinos remonta a 1471, quando o Papa Sisto IV doou um conjunto de estátuas de bronze de grande valor simbólico ao povo de Roma. As coleções de estátuas, pinturas e outros objetos estão intimamente associadas à cidade de Roma e a maioria das exposições vem da própria cidade. Os Museus Capitolinos ficam na Piazza del Campidoglio, nos edifícios do Palazzo dei Conservatori e Palazzo Nuovo. Enfim, como o nome sugere, este museu está localizado no Capitólio, uma das 7 colinas de Roma.

No Palazzo dei Conservatori se encontram várias estátuas conhecidas, como o símbolo de Roma, ou seja a loba que amamenta os gêmeos Rômulo e Remo. O Palazzo tem um belo pátio com estátuas monumentais, como restos da estátua do imperador Constantino. Outra obra-prima é a estátua equestre de Marco Aurélio. Enfim, você também encontrará uma coleção de obras-primas de Caravaggio, Ticiano, Rubens e Van Dyck. Outra escultura bem conhecida é ‘Lo Spinario’, uma estátua de bronze de um menino nu que remove um espinho do pé.

No Palazzo Nuovo, você encontrará principalmente escultura clássica, como a estátua do Gaulês moribundo, a Vênus Capitolina e o grupo de esculturas de Eros e Psiquê. Além disso, há também muitas outras estátuas de eleitores e filósofos romanos.

Galleria Doria Pamphilj

museus para visitar em roma

No palácio do século XVI da família Doria (Palazzo Doria Pamphilj) fica a Galleria Doria Pamphilj, um museu com sobretudo pinturas da coleção particular desta família. As pinturas estão expostas em dez belas salas, como a sala do trono e o salão de baile. Em parte porque o palácio ainda não foi descoberto pelo turismo de massa, este é um lugar incrível para se visitar em Roma.

A coleção da Galleria Doria Pamphilj inclui obras-primas de Ticiano, Rafael, Caravaggio, Correggio e Vélazquez. Também é possível visitar os apartamentos privados da Princesa Doria, bem como a capela do palácio, em combinação com o ingresso para a galeria.

Museu Nacional Romano

termas de diocleciano ruinas de roma

Antes de mais nada, o Museu Nacional Romano é composto por 4 museus distintos. Há as Termas de Diocleciano, a Cripta Balbi, o Palazzo Altemps e o Palazzo Massimo alle Terme. É possível visitar todos os 4 em até 3 dias, usando o  mesmo bilhete.

O museu foi fundado em 1889 como Museu Arqueológico. Entretanto, como a coleção foi crescendo, algum tempo depois tornou-se necessário acrescentar outro lugares para abrigar tudo.

O Palazzo Massimo alle Terme abriga quatro andares de arte antiga do século II a.C. ao século V d.C., como esculturas romanas, moedas e mosaicos. Sem dúvida, as obras mais importantes do Museo Nazionale Romano ficam neste palácio.

A coleção das Termas de Diocleciano consiste principalmente em muitas estátuas de mármore e bronze. Você também pode ver parte do local dos maiores banhos termais do período romano, bem como o claustro principal projetado por Michelangelo no século XVI.

O Palazzo Altemps, não muito longe da Piazza Navona, abriga obras de famosas coleções de esculturas antigas pertencentes a famílias da nobreza romana. Parte da coleção original dafamília Altemps (16 estátuas) ainda pode ser admirada, outra parte, porém, foi transferida para o Vaticano. O museu também contém a coleção da família Ludovisi-Boncompagni, a coleção Mattei e uma coleção egípcia.

Por fim, o museu da Cripta Balbi contém achados escavados no local. Lá costumava ser o teatro de Balbus (13 a.C.), que na época ficava no Campo de Marte. Além disso, o museu tem uma exposição sobre Roma entre o século V e o início da Idade Média.

Galleria Colonna

Museus em roma

O Palazzo Colonna é um dos maiores e mais antigos palácios privados de Roma e lá se encontra a Galleria Colonna. As salas da galeria exibem as coleções de arte da família com esculturas, afrescos, móveis preciosos, mas sobretudo pinturas de artistas italianos e estrangeiros proeminentes dos séculos XV e XVI. Você encontrará obras de arte de, entre outros, Pinturicchio, Tintoretto, Bronzino, Guercino e Vanvitelli. Um recurso útil do museu é que, na entrada do museu, você receberá um livro no qual poderá consultar todas as 270 obras de arte numeradas.

Entretanto, considere que a Galleria Colonna abre somente aos sábados pela manhã. Portanto, se sua visita coincide com este dia da semana, não perca a oportunidade de visitar este museu de Roma que ainda não foi tomado pelo turismo de massa.

Museu Nacional Etrusco

O Museu Nacional Etrusco de Villa Giulia fica pertinho do parque Villa Borghese. E embora poucas pessoas saibam disso, este é o museu etrusco mais importante da Itália.

Sem dúvida, o museu é um lugar mágico, onde é possível admirar os objetos do passado e ao mesmo tempo passear pelos grandes pátios, respirando a grandeza de uma das épocas mais felizes da história da arte italiana. Lá se encontram uma série de achados arqueológicos, que vão desde as aldeias etruscas do norte ao redor de Florença até aquelas mais ao sul, logo acima de Roma.

Mas a peça principal do museu é, sem dúvida, o Sarcofago degli Sposi, o sarcófago dos cônjuges. Este sarcófago foi feito por volta de 510 a.C, de terracota. É considerado um dos achados mais bonitos e importantes do período etrusco.

Palazzo Barberini

Palacio Barberini em Roma

O Palazzo Barberini é um palácio do século XVII em Roma localizado na Piazza Barberini. Lá se encontra a Galleria Nazionale d’Arte Antica, a mais importante coleção nacional de pinturas antigas de Roma. O museu, na verdade consiste em duas galerias. Além do Palazzo Barberini, há também a Galleria Corsini, que é menos visitada.

O palácio, fundado por Maffeo Barberini, que mais tarde se tornou o Papa Urbano VIII, por si só é incrível. Por exemplo, a escada quadrada foi projetada por Gian Lorenzo Bernini e a escada em espiral oval por Borromini. No total, o palácio tem 187 salas e abrange 12.000 m².

No total, este museu contém mais de 5.000 pinturas, esculturas e afrescos principalmente dos séculos XVI e XVII. Os destaques da coleção do Palazzo Barberini incluem obras de Rafael (La Fornarina), Filippo Lippi (A Anunciação), Caravaggio (Judite e Holofernes e Narciso), Tintoretto, El Greco e Bronzini.

 

7 Museus de Roma para visitar

É claro que esses são somente alguns dos museus de Roma que merecem uma visita. Sem dúvida, há muitos outros ainda pouco frequentados e que podem entrar no seu roteiro. E você, que já esteve em Roma, tem algum museu a sugerir? Escreva nos comentários!

Você gostaria de visitar esses ou outros museus com um guia oficial de Roma? Entre em contato e solicite um orçamento de um tour privativo em português!

Deixe uma mensagem pra Edna Costa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!