5 comidas de rua para provar em Roma

comida de rua em roma

Provar a comida de rua em Roma é uma das experiências culinárias que você não pode deixar de fazer quando visitar a Cidade Eterna. De fato, são várias as comidinhas que os romanos adoram comer entre uma refeição e outra.

Sendo assim, se durante seu passeio você quiser lanchar como um verdadeiro romano, aqui vão 5 dicas de comida de rua para você conhecer e experimentar em Roma!

 

Supplì

suppli roma bolinho de arroz

Sem dúvida, o supplì é a mais conhecida comida de rua de Roma. Trata-se de bolinhas de risoto recheadas. Na versão mais comum, o recheio é de ragú de carne e mozzarella. Para alguns podem lembrar o arancino, o bolinho de arroz típico da Sicília, mas são produtos diferentes.

Enfim, ainda mais guloso é o chamado “supplì al telefono”. Neste caso, após dar uma mordida no bolinho, o queijo derretido forma longos fios, assim como os antigos fios de telefone.

 

Trapizzino

comida de rua roma
Foto: Trapizzino.it

O trapizzino é uma comida de rua de Roma relativamente nova. Em 2008 o chef Stefano Callegari criou essa espécie de cone de pizza, recheado com os clássicos da culinária romana, como coda alla vaccinara ou almôndegas de carne. Além disso, eles não custam caro e combinam muito bem com os sabores de Roma.

A primeira loja aberta fica no bairro de Testaccio, que é um paraíso para quem deseja conhecer melhor a comida de rua em Roma. Mas hoje em dia é possível encontrar as lojas do Trapizzino em outros bairros de Roma, bem como em diversas cidades da Itália.

 

Panino con la Porchetta

sanduiche roma

Quando se trata de comida de rua em Roma, não podemos deixar de mencionar o sanduíche de porchetta, que é um dos musts da culinária romana.

Em síntese, a porchetta é uma leitoa assada lentamente com uma série de ervas, e então fatiada. Este produto, típico da cozinha pobre da região do Lácio, também é encontrado na Úmbria, Abruzzo e Marche, mas o sabor saboroso, picante e autêntico é certamente o dos Castellos Romanos, com a cidade de Ariccia sendo o epicentro da produção.

Enfim, ao pedir um panino con la porchetta, você não precisa adicionar ketchup, maionese ou outros molhos, pois o sabor da carne é incrível por si só.

 

Pizza al taglio

comida de rua em roma

Antes de mais nada, a pizza romana é diferente da pizza de outros lugares da Itália. De fato, ela não transborda de queijo ou molho de tomate e nem tem recheios exóticos. Em poucas palavras, você encontrará combinações balanceadas e que, muitas vezes, incluem vegetais crus.

E uma das comidas de rua mais amadas pelos romanos é, sem dúvida, a pizza al taglio. Ela nada mais é que uma pizza vendida em pedaços. Ou seja, você não pede uma pizza inteira, mas apenas uma fatia.

Ela é vendida nas mais diversas padarias e pizzarias especializadas. A pizza é quase sempre de dois tipos, branca (sem molho) e vermelha. Hoje em dia, porém, a pizza à fatia, mesmo nos fornos mais antigos, pode ser encontrada em diferentes variações e com diversos recheios. Sem dúvida é um lanche perfeito para todos os tipos de paladares. Além disso, é uma forma prática e saborosa de reduzir a fome no meio da manhã ou a meio da tarde.

 

Grattachecca

raspadinha em roma

Em Roma não há verão sem grattachecca que, desde o início do século XX, começou a aliviar as noites quentes ao longo das margens do Tibre. Em síntese, esse nome peculiar significa a raspadinha de gelo!

O gelo ralado é colocado em um copo e inundado com a calda de sua escolha. Muitas vezes também se acrascenta pedaços de coco ou frutas diversas. Em diversos lugares de Roma você pode encontrar, no verão, quiosques que vendem as refrescantes raspadinhas com sabores diferentes.

 

E então, que tal provar essas comidas de rua em Roma durante um passeio guiado? Nosso Tour Gastronômico o levará a experimentar essas e outras delícias da Cidade Eterna. Além disso, ele é particular e em português! Contate-nos para mais informações.

Deixe uma mensagem pra Edna Costa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!