A Basílica de Santa Maria Maior, cujo nome oficial é Basilica Papale di Santa Maria Maggiore, é a maior igreja mariana de Roma, e uma das quatro basílicas papais da cidade. Conhecida também como Basílica de Nossa Senhora das Neves, ela é a mais antiga igreja do Ocidente dedicada à Santíssima Virgem de que se tem notícia.
Construída no Monte Esquilino no ano 432, por ordem do Papa Sisto III, considera-se uma Basílica Maior por ser a mais importante das igrejas de Roma dedicada à Rainha dos céus. Por outro lado, o título de Nossa Senhora das Neves deve-se a uma antiga tradição. Segundo a lenda, um casal romano, que pedia à Virgem Maria uma iluminação para saber como utilizar sua fortuna, recebeu em sonho a mensagem de que Santa Maria desejava que lhe fosse dedicado um templo. Este deveria encontrar-se no monte Esquilino e aparecer coberto de neve. Isto aconteceu na noite de 4 para 5 de agosto, em pleno verão. No dia seguinte, o terreno onde hoje se ergue a Basílica de Santa Maria Maior, amanheceu todo branquinho, cheio de neve. Comemora-se esta data todos os anos com pétalas brancas caindo do teto.
Um destino de peregrinação
A Basílica de Santa Maria Maior é uma das Sete Igrejas de Peregrinação e uma das quatro basílicas papais de Roma. As outras são a Basílica de São Pedro, a de São João de Latrão e São Paulo Fora dos Muros.
Grande parte do mosaico da basílica, inclusive na nave e no arco triunfal, ainda é da construção original. As grandes colunas de mármore da basílica são ainda mais antigas e acredita-se que tenham sido reaproveitadas de um antigo edifício romano. Uma característica marcante da igreja é o teto de caixotões de ouro. Quem o encomendou foi controverso Papa Alexandre VI, e foi realizado com o primeiro ouro trazido da América por Cristóvão Colombo.
Uma Basílica muito especial
Antes de mais nada, uma característica peculiar da Basílica de Santa Maria Maioir é a altura da sua torre do sino. De fato, este campanário do século XIV te 75 metros de altura e é o campanário mais alto de Roma.
Além disso, sob o altar da basílica há algumas lascas de madeira que acredita-se ser da manjedoura de Jesus. Por fim, à esquerda da entrada principal está a Porta Santa. Quando alguém atravessa todas as quatro portas sagradas de Roma em um Jubileu em um único dia, ganha uma indulgência e seus pecados são perdoados.
Na Basílica de Santa Maria Maior também se encontram os túmulos do Papa Clemente IX, Paulo V e Nicolau IV. Vários outros católicos famosos também estão enterrados lá, como São Jerônimo e o artista Gian Lorenzo Bernini. Enfim, a basílica também tem um museu onde você pode aprender mais sobre a história da igreja e ver obras-primas antigas.
Outras informações sobre a Basílica de Santa Maria Maior
- Endereço: Piazza Santa Maria Maggiore, 42
- Como chegar: A Basílica fica a apenas 5 minutos a pé da parada de metrô Termini (Linhas A e B).
- Horário de funcionamento da Basílica de Santa Maria Maior: todos os dias, das 7h às 18h45. A entrada é gratuita.
- Vestuário: Lembre-se que a maior parte das igrejas de Roma tem um código de vestimenta. Por isso, vista-se adequadamente, com o colo, os ombros e joelhos cobertos. Caso a visite no verão e esteja com uma blusa ou vestido de alcinha, leve um foulard na bolsa para que possa se cobrir.
Boa tarde, Edna!
Desculpa abusar da sua boa vontade, mas há algo, que me está a fazer alguma confusão.
Já li alguns conselhos quanto ao vestuário, também no Vaticano, e há algo que me intriga: os calções tipo explorador !!! E os vestidos?
Não posso usar calções acima do joelho? O que quer dizer acima do joelho? É estritamente acima do joelho?
Por favor, não interprete mal a pergunta que vou fazer.
Devo respeitar o comprimento da saia das irmãs religiosas?
Se me poder ajudar, agradeço!!!!
Vou viajar apenas com uma mochila…. ):
Ana Pereira
Portugal
Olá Ana,
Você pode, sim, usar calções tipo explorador e vestidos, desde que eles tenham um comprimento aceitável, ou seja, até pouco acima dos joelhos. O que não pode são shorts, saias ou vestidos curtos.
Não precisa ser uma saia como das irmãs religiosas.
Att.,
Edna