Appia Antiga

passeio na via ápia

Este passeio na Via Ápia é um convite a descobrir a história da Roma Antiga através de uma de suas ruínas mais representativas: a Appia Antica.

Esta antiga estrada, construída no século II a.C, foi chamada pelos antigos romanos de “Regina Viarum” ou a Rainha das Ruas. Ela é parte de um enorme parque regional e, por isso, oferece um passeio único que une história, arqueologia e natureza. De fato, caminhar nesta estrada é um verdadeiro prazer e nos permite mergulhar na atmosfera da Roma Antiga, à medida que avançamos em meio a ruínas monumentais, aquedutos e túmulos formidáveis.

Consta que a Villa dei Quintili, jóia da Appia, era tão linda que teria levado o imperador Commodus a conspirar a morte de seus proprietários para confiscá-la. Entre outras atrações, o visitante poderá admirar o fabuloso mausoléu de Cecilia Metella, filha de um importante cônsul romano, e os restos do grande Circo de Maxêncio. Poderá ainda, se desejar, visitar as catacumbas de São Sebastião, que reúnem belos exemplares de arte primitiva cristã.

Enfim, por tudo isto, a Appia Antica, local onde São Pedro, durante sua fuga de Roma, teria tido uma visão de Jesus, é uma rota mágica e fascinante, que segue os passos dos antigos romanos e cristãos.

 

Informações sobre o Passeio na Via Ápia

Duração:

  • 2 horas no total

Inclui:

  • Guia particular que fala português

Não inclui:

  • Ingressos
  • Refeições
  • Transporte

 

A Via Ápia

A Via Ápia (em italiano, Appia) foi construída em 312 a.C, para garantir que os soldados romanos pudessem mover-se rapidamente para o sul de Roma. A ideia de construir esta estrada partiu do censor Appius Claudius Caecus, que também deu o seu nome a ela.

A Appia era a estrada mais importante do Império Romano. Seu início era no Fórum Romano, onde as outras grandes estradas da época também tiveram o seu ponto de partida. Inicialmente, a intenção era conectar Roma à cidade de Cápua, mas à medida que mais e mais áreas no sul foram anexadas, a Via Appia foi estendida primeiro para Benevento, para Taranto e finalmente para Brindisi, onde um marco de fechamento ainda existe.

Hoje em dia, a Via Appia Antica só começa na Porta San Sebastiano, por isso também é chamada de Porta Appia. Sem dúvida, lá você pode experimentar um pouco da grandiosidade da antiga estrada romana e sentir como ela deve ter sido há milhares de anos.

 

E então, que tal fazer esse passeio na Via Ápia conosco e conhecer essa maravilha com um tour privativo e em português? Contate-nos e solicite um orçamento ou mais detalhes sobre o passeio!

 

Outros passeios que talvez possam lhe interessar: